terça-feira, 10 de maio de 2011

Ser professor




O professor hoje, precisa saber quais as principais exigências da atualidade, pois cada vez mais estamos sendo avaliados e a cada resultado diferentes estratégias são implantadas para reverter esse quadro. Portanto, nossos educadores precisam ser capazes de utilizar os diversos recursos tecnológicos como ferramenta pedagógica, para desenvolver as habilidades de leitura, análise e compreensão das informações e sua utilização na produção dos trabalhos.



Nesse contexto, tenho procurado estudar e conhecer como podemos incorporar as TIC potencializando o processo de aprendizagem. Para minha capacitação isso tem sido fundamental, a cada nova aprendizagem tenho esgotado diferentes fontes, conseguindo melhor assimilação.





--------------------------------------------------------------------------------



Lousa digital



A lousa digital é como uma tela imensa de um computador, porém mais inteligente, pois é possível salvar a aula etapa por etapa para ser utilizada quantas vezes precisar. O professor pode preparar apresentações como Power Pointe e complementar com links de sites. Durante a aula enquanto apresenta o conteúdo pode navegar pela internet com a turma. Pode também criar ou utilizar jogos e atividades interativas, com a participação dos alunos, que vão até a lousa e escrevem nela por meio de um teclado virtual.



























Escola Muncipal Ibrantina Amaral













Projeto Malba Tahan









O objetivo principal deste projeto foi mostrar aos alunos que todos nós podemos aprender Matemática, cada um no seu ritmo apresentando maior ou menor dificuldade.



O trabalho teve inicio com a apresentação de Malba Tahan, após pesquisa e discussão os alunos ficaram surpresos em conhecer a real história e identidade de Júlio César de Melo e Souza.



Partindo da curiosidade de todos a professora Andréia Cristina de Souza, organizou suas aulas com o livro O Homem que calculava.



Nas aulas de Português os alunos liam e interpretavam os textos, em Geografia exploram os mapas do Oriente Médio e História em parceria com Ensino Religioso trabalhou os costumes e religiões do povo árabe, na disciplina de Ciências pesquisaram a importância dos alimentos e valor nutricional das receitas árabe e em Educação Física o IMC. Houve contribuição da professora de música no estudo da vida e obras de Noel Rosa.



Para desenvolver esse trabalho foi necessário muita pesquisa tanto pelos professores quanto alunos, sendo a Internet a maior fonte de referência, realizaram muitas oficinas algumas na sala de informática e encerrou com uma gincana.



Nesse trabalho houve grande envolvimento das famílias e parceria de toda a equipe pedagógica.





--------------------------------------------------------------------------------



Navegando livremente



Para pesquisar na Internet é preciso ficar alerta pois, os conteúdos apresentados são tão diversificados que muitas vezes acabamos nos desviando do tema. Isso acontece devido ao tipo de leitura que o hipertexto sugere .



Ao encontrar o resultado de uma pesquisa, dependendo dos termos apresentados as informações não são completas e entrar nos links muitas vezes melhora a pesquisa, o que acontece é que quando se abre muitas páginas acabamos nos perdendo do site inicial da pesquisa.



Essas múltiplas possibilidades permite compreender a leitura não linear dos hipertextos, bem diferentes dos livros didáticos, que necessitam de uma sequência para compreensão dos temas em questão, no caso, a leitura de hipertextos é dinâmica e nos permite tirar as dúvidas e aprofundar no tema simultaneamente. Dessa forma para continuar a leitura depende do interesse do leitor, o que torna a leitura mais interessante e este gasta muito mais tempo do que previa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário